Resenha #131: Eleanor e Park, da autora Rainbow Rowell

Nome: Eleanor e Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Nota: 4 Estrelas

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Resenha
Oi pessoal, tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é de um livro muito comentado no meio literário, mesmo antes do seu lançamento aqui no Brasil e por curiosidade resolvi pegar para ler. Estou falando de Eleanor e Park, da autora Rainbow Rowell.

A obra em questão se passar durante os anos 1980, nos Estados Unidos, no auge do surgimento de várias bandas de Rock e quando o mundo das HQs explodiu. A narração é intercalada entre Eleanor e Park. A garota é uma menina excêntrica com seus cabelos vermelhos bagunçados, um pouco gordinha para o padrão e com um visual muito estranho, cheio de listras e gravatas. Park é um garoto mestiço, calmo, com poucos amigos, que gosta de heróis e músicas.

Ao se conhecerem no ônibus escolar, os dois jovens começam um relacionamento muito bonito que ao decorrer da história, vai se tornando algo avassalador. Nesse ponto, a autora soube desenvolver muito bem o relacionamento deles e não colocar como se fosse um amor à primeira vista, sem pé nem cabeça.

" Ela lhe pedira que explicasse algo que ele mal podia explicar a si mesmo.
- Eu não gosto de você - ele disse - Preciso de você."


Além disso, temos o debate de várias questões importantes no livro, principalmente envolvendo a personagem Eleanor. Na escola, a garota precisa enfrentar as outras meninas que fazem bullying devido à sua excentricidade. No núcleo familiar, ela precisa enfrentar os maus tratos que o padrasto comete com a mãe, a violência verbal, a falta de comida e de se suprimentos básicos. No caso de Park, aparentemente a sua família é perfeita, mas logo percebemos que o garoto precisa bater de frente com seu pai que é muito machista e não tolera algumas atitudes do filho.


Entretanto, acredito que Rainbow pecou um pouco no final. Deu a impressão que a conclusão estava extensa demais e a editora pediu para cortar algumas cenas, deixando o romance muito corrido e sem um final propriamente dito. Para quem leu, não estou reclamando do acontecimento da última página, mas como a história chegou até lá.

Embalado por muito rock, Histórias em Quadrinho e mundo Geek, Eleanor e Park é bonito, cativante e engraçado, porém é mais um romance água com açúcar como outros que existem por aí.

PS: Já foi confirmada a adaptação cinematográfica do livro e a própria autora vai fazer o roteiro. As gravações estão previstas para começar ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...