Resenha #130: Para Todos os Garotos que Já Amei, da autora Jenny Han

Nome: Para Todos os Garotos que Já Amei
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Nota: 563728 Estrelas


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.



Resenha

Oi, gente. Hoje estou aqui para falar sobre esse livro que eu ganhei de aniversário do meu querido amigo (e dono do blog) Bruno. Obrigada, Bruno! 

Lara Jean é a filha do meio entre 3 irmãs, Margot, a mais velha, e Katherine (Kitty), a mais nova. Elas foram criadas apenas pelo pai, praticamente, pois a mãe delas morreu quando ainda eram crianças. Com a falta da mãe, tanto Lara Jean quanto Kitty começam a se espelhar na irmã mais velha e, inclusive, vê-la como a figura materna que lhes faltava. Porém, tudo muda quando Margot muda-se para a Escócia para cursar a faculdade. Lara Jean, então, assume o papel de irmã mais velha e tenta ser para Kitty a irmã-modelo, papel antes desempenhado por Margot. 

No entanto, justamente nesse momento, em que ela deve ser um exemplo, acontece um acidente que vira a vida de Lara Jean de cabeça para baixo. Ela, há anos, escreve cartas para cada um de seus amores, sem ter o objetivo de enviá-las, e sim por esse ser o modo encontrado por ela de esquecê-los e seguir em frente com a sua vida. Porém, em cada uma delas ela assina e coloca os dados e o endereço do destinatário. Ao todo, ela escreveu para 5 garotos: Lucas Krapf, Kenny do acampamento da igreja, John Ambrose McClaren, Peter Kavinsky e Josh Sanderson. E a história começa a ficar interessante a partir do momento em que as cartas são misteriosamente enviados por alguém para cada um dos 5 garotos. Peter Kavinsky, o garoto mais popular da escola, é o primeiro a falar com ela e questionar acerca da carta. 

Nesse momento, então, ela passa a ficar com medo de que os outros garotos tenham recebido as cartas também, mas fica mais receosa de que Josh - seu vizinho, melhor amigo e ex-namorado de Margot, que terminou com ele poucos dias antes de se mudar para a Escócia - tivesse recebido a carta destinada a ele. Porém, após Margot ir embora, Lara Jean percebe que ainda gosta de Josh. E, quando ele vem falar com ela sobre a carta - sim, ele recebeu a carta -, Lara Jean inventa que está namorando para que ele não perceba que ela ainda gosta dele. Quem ela escolhe para fingir ser seu namorado? Peter Kavinsky, a quem ela agarra do nada no meio do corredor, de forma que todos da escola vêem. Incluindo Josh. E Genevieve, ex-namorada de Kavinsky, com quem ele namorou por anos. 

A princípio, Peter não aceita fingir ser namorado dela, mas então sugere que eles prossigam por um certo tempo com esse namoro de mentira. Ela, para convencer Josh de que o esqueceu, e ele, para convencer Genevieve que a esqueceu. Acontece que, obviamente, os sentimentos começam a se confundir, confundindo também o "casal" e a relação existente entre eles até então.

Esse livro é muito gostoso de ler e é daqueles que te prende até a última página. O grande problema é: a última página não é exatamente a última página, pois o livro é parte de uma série de sabe Deus quantos livros. E o segundo livro, por sua vez, ainda não foi lançado aqui no Brasil, porém, foi lançado mês passado nos EUA, com o nome "Ps. I still love you", que no Brasil será "Ps. ainda amo você". O fato de ser continuação me deixou igualmente feliz e triste. Feliz porque eu comecei a sofrer desde o meio do livro porque a história estava acabando. E triste porque eu estava tentando evitar ler livros que são partes de série antes que essa série esteja finalizada e com todos os livros devidamente publicados no Brasil, pelo simples fato de estar cansada de sofrer esperando continuações. Então vou fazer o possível para ler o livro em inglês mesmo, e se conseguir trago a resenha para vocês o mais rápido possível. Porém, isso só será possível se o Lucas me ajudar a conseguir o e-Book. Campanha: #LucasAjudaAMarcella. 

Por fim, a leitura é realmente muito viciante, e para comprovar o que eu estou dizendo, gostaria de contar que ontem à noite, enquanto eu lia o livro, faltou energia por cerca de 1 hora aqui onde eu moro, e eu continuei a leitura  com a luz de emergência porque eu P R E C I S A V A saber o que aconteceria em seguida. A escrita da Jenny Han, por sua vez, é muito gostosa, e os personagens são muito bem construídos e palpáveis (eu me identifiquei especialmente com a mania da Lara Jean de idealizar as situações e as pessoas), e o livro já entrou para a minha lista de favoritos.

Espero que vocês gostem da leitura e dos personagens tanto quanto eu, e se vocês puderem me ajudar com a campanha "#LucasAjudaAMarcella" eu serei eternamente grata! Hahahah

Beijinhos e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...