Resenha #129: O Teste, da autora Joelle Charbonneau

O TesteNome: O Teste
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Nota: 4 Estrelas

No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender? Oi pessoal, tudo bem com vocês?



Resenha

A resenha de hoje é do livro O Teste, primeiro livro de uma trilogia, da autora Joelle Charbonneau. Com um enredo bem interessante, mas com uma forte sensação de Déjà Vu de outras historias, o livro de prende, te solta e te prende de novo com gostinho de quero mais.

Malencia Vale, mais conhecida como Cia, é uma jovem que está se formando na escola e sonha em entrar na universidade. Como muitos estudantes da Comunidade das Nações Unidas, o novo EUA depois dos sete estágios de guerra, ela precisa se submeter a inúmeras baterias de provas para ser escolhida para O Teste. Junto com mais três amigos de sua colônia, Cia viaja para Tosu City, tipo uma capital, para disputar 20 vagas na universidade com 108 pessoas.

O Teste se divide em quatro estágios. Cada estágio analisa o potencial dos participantes, envolvendo coragem, habilidade em solucionar problemas, sobrevivência e, principalmente, se a pessoa pode ser um verdadeiro líder. Isso foi uma coisa muito legal da história, pois a personagem principal fica se perguntando “Isso é o que um líder faria?” em cada ação sua. Porém, na pense que esses estágios são simples. Muitos candidatos morrem pelo meio do caminho por não terem desenvolvido habilidade suficiente para a resolução do problema.

Mas é claro que não poderia faltar o romance juvenil. Cia se envolve com o seu amigo da colônia, Tomas (Que não é nem um pouco parecido com o Peeta, #SQN). Os dois descobrem o amor quando a maior necessidade surge, aquela coisa bem cliché. MAS, Tomas consegue ser bem diferente, pois suas atitudes durante o livro mostram que ele passa muito longe de ser um príncipe dos sonhos de Malencia.

Como falei no inicio, o livro possui mais duas continuações. O volume dois se chama Estudo Independente e o terceiro se chama A Formatura. Não sei o que esperar, mas já esperando, sabe? Espero que melhore um pouco para ficar ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...