Resenha #86: Dezessete Luas, das autoras Kami Garcia e Margaret Stohl

Nome: Série Beautiful Creatures ou Caster Chronicles - Volume 2 - Dezessete Luas
Autoras: Kami Garcia e Margaret Stohl
Editora: Galera Record
Nota: 4 Estrelas
Compre: Saraiva - Submarino - Livraria Cultura

CONTÉM SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR

Juntos, Ethan Wate e Lena Duchannes podem enfrentar qualquer ataque de Gatlin. Ao menos era assim que funcionava antes de Lena sofrer uma perda trágica e começar a se afastar e guardar segredos que estão testando o relacionamento. E agora que Ethan abriu os olhos para o lado negro de Gatlin, não há como voltar atrás. Assombrado por estranhas visões que somente ele consegue ver, Ethan vai sendo puxado cada vez mais para dentro da história confusa de sua cidade.



Resenha:

Olá, pessoas! Lucas aqui. Hoje é a resenha é do segundo volume da Série Beautiful Creatures ou como ela é conhecida nos EUA, Caster Chronicles, "Dezessete Luas", a continuação de "Dezesseis Luas".

A primeira coisa que tenho a dizer é que eu não engulo essa tradução. Tudo bem que no livro tem a música Dezessete Luas, mas o nome do livro em inglês NÃO É Seventeen Moons. É Beautiful Darkness ("Bela Escuridão", em tradução livre). "Dezesseis Luas" não é a tradução correta de Beautiful Creatures ("Belas Criaturas", em tradução livre). Causa uma sensação de estranheza pra quem conhece um mínimo da língua inglesa. Mas esses são detalhes à parte. Vamos nos ater ao livro.

"Dezessete Luas" começa pouco depois dos eventos do primeiro livro (a fuga de Hunting, Sarafine e Larkin e o Ethan sem saber que morreu e voltou à vida graças ao Livro das Luas). Porém, o preço do retorno de Ethan foi a vida de Macon, e o livro começa no enterro dele. Daí, começa uma enrolação romântica sem limites e uma discussão sobre o porquê Lena não foi Invocada em sua Décima-Sexta Lua. Aí, do nada, ela começa a se afastar dele, começando a misteriosamente se aproximar de Ridley (mais maligna e deliciosa do que nunca) e de um estranho motoqueiro mestiço de Incubus e Conjurador chamado John Breed. Ela começa a rejeitar Ethan, ir à sombrias festas de Conjuradores das Trevas... teria ela escolhido um lado? Quando visões do passado de Ravenwood começam a atormentar o jovem Wate -incluindo um segredo de sua mãe perigoso demais para ser revelado-, Ethan deve iniciar uma jornada pelos Túneis da Biblioteca, contando com a ajuda fiel de Link; Lucille Ball, a gata misteriosa das Irmãs; e Liv, a aprendiz de Guardiã britânica de Marian, que insiste em brincar com os sentimentos de Ethan.

Esse foi um livro que eu li rápido, não porquê ele é pequeno, mas sim porque eu queria ver como a história iria continuar. Apesar de eu ter dado um desanimada devido à péssima adaptação que fizeram, resolvi dar mais uma chance.

Assim, "Dezessete Luas" corrige alguns erros do volume anterior, porém cria outros. O maior exemplo disso é que os personagens mais carismáticos são os coadjuvantes. Ridley, Link, Liv, Marion, até mesmo Amma se tornam mais agradáveis. Nunca senti tanta raiva de uma personagem como senti da Lena lendo esse livro.  Tinham horas que eu queria pular para dentro do livro para dar uns tapas nessa songamonga. E o Ethan, que já era meio lerdo, agora ficou quase insuportável. Nunca vi um ser humano tão parecido com a Bella na vida (com exceção, é claro, de Anastasia Steele). Em compensação, temos Ridley simplesmente espetacular e quase demonstrando que ela gosta mesmo do Link (que continua o de sempre, ou seja, muito legal). Liv é a minha favorita. Sotaque britânico, viciada em livros... posso pedir mulher mais perfeita? Não me contentei com o desfecho dela no final, achei sacanagem o que o Ethan fez, só por causa da Lena. John Breed mostra um potencial interessante, mas não fica muito tempo em cena. Temos também visões do passado do Macon que são fundamentais.

O livro é meio truncado, devido à raiva que você sente. Para se ter ideia, as autoras enrolam quase CINCO CAPÍTULOS para o confronto final, sendo que eles estão do lado do lugar onde eles precisam chegar. Porém, depois da revelação final simplesmente O_O, o livro melhora. evoluindo até um final interessante, mostrando que caminhos misteriosos ainda aguardam os habitantes de Gatlin. Algo grande está por vir...

PS: Destaque para a cena das tortas nojentas. Interessante, divertida e ao mesmo tempo sombria.
PS 2: Só eu achei esse muito mais parecido com Crepúsculo (especificamente, "Lua Nova")?

Um comentário:

  1. Oi Lucas :)

    Confesso que não li sua resenha por conter spoilers de Dezesseis Luas acho que é uma das séries mais desejadas por mim desse ano :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...