Resenha: A Hospedeira

Nome: A Hospedeira
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca

A Terra foi ocupada por um inimigo que não pode ser detectado. O humano se tornou hospedeiro desses invasores: sua mente é extraída, enquanto o corpo permanece intacto. A nova consciência que o ocupa passa então a conduzir sua vida, que aparentemente prossegue sem alteração.
A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Melanie Strider não. Junto aos poucos remanescentes de nossa espécie, ela vive em segredo. Até, um dia, ser capturada.Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, fora alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, as sensações tão intensas, a persistência das lembranças e das memórias, vívidas demais. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos humanos que ainda resistem. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por aquele humano a quem, contrariadamente, foi submetida.Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que as duas amam.


Resenha:

Olá, povo da Terra! Brincadeirinha. É o Lucas novamente, trazendo mais uma resenha para vocês. Acho que dá para perceber que o blog está em clima de cinema, então, trago a resenha de "A Hospedeira", livro de Stephenie Meyer, autora da famosa Saga Crepúsculo.

Devo dizer que eu esperava menos de Stephenie Meyer. Após eu ser envolvido e extremamente frustrado pela merda boa de "Amanhecer", não sei exatamente o que me levou a comprar este livro. Inveja? Sua capa intrigante? Minha vontade de rir e dizer: "Stephenie, você é a worst writer ever!" Não sei. Mas algo me levou a rejeitar "O Iluminado", de Stephen King e "A Divina Comédia", de Dante Alieghri (pecado mortal) e comprar "A Hospedeira". 

Agora me sinto feliz em ter feito isso.

Minha reação inicial foi essa: o que se pode esperar de uma sinopse desta vinda de Stephenie? Um clichê açucarado com certeza. Quando li a sinopse, eu ri. Abri a página e cometi um erro: li o prólogo. Um erro feliz, devo admitir.


A grande habilidade de Stephenie Meyer com seus livros é sua captação quase extraterrena de conseguir fazer algo para prender o leitor. Por mais que o livro seja chato, por mais desgastante, ela consegue nos fazer pensar: "Será que pode piorar (melhorar)?" No caso de "A Hospedeira", Meyer mostra algo que ela nunca antes havia mostrado: o equilíbrio. Em toda sua saga vampiresca (tirando o excelente "A Breve Segunda Vida de Bree Tanner", um livro de vampiros quase de verdade), sua narradora tinha sempre uma dependência irritante de seu amado Edward. Poxa, o cara deixou ela, e ela queria se matar por um fantasminha mental? Me poupe!


Já aqui, vemos uma protagonista que nós não sabemos se devemos gostar, afinal, ela é a invasora. Quem gostaria de um ser mais inteligente invadindo sua mente, controlando seu ser e seus pensamentos? Porém, não escolha torcer para Peregrina (ou Peg, na hora certa) ou para a humana Melanie. Uma hora, a dúvida será enorme. Eu quase chorei ao saber que a alienígena escolhera algo terrível para libertar Melanie. Se surgirem lágrimas, elas serão normais, pois logo, não haverá mais torcida.

Devo dizer que ao ler o final, fiquei um pouco decepcionado. Porém, ao lê-lo de novo (e de novo, e de novo), vi que ele era tão singelo, tão simples, que só mais um pouquinho que ele seria perfeito. É por essas e outras razões que digo que "A Hospedeira" é o melhor livro de Stephenie, por sua beleza, seu suspense e seu carisma.

O livro tem partes chatas (como é de praxe em um livro da Stephenie), mas é, sem dúvida, a prova de que ela realmente tem talento.  Espero que este livro não seja só mais uma exceção.

NOTA: 4,5 Estrelas

Agora vamos falar do filme?

O filme de "A Hospedeira" estreia em 29 de Março de 2013, e foi dirigido e adaptado para o cinema por Andrew Niccol, o mesmo diretor e criador de Gattaca - A Experiência Genética (1997) e O Preço do Amanhã (2011). Tem no elenco Saoirse Ronan, Diane Kruger, William Hurt, Jake Abel e Max Irons.

Já tem algumas críticas na internet e disseram que pegaram as partes chatas do livro e substituíram por cenas de ação e suspense, o que me deixou ainda mais ansioso por esse filme.

Achei o trailer também muito legal, e com a música de uma das minhas bandas favoritas, Imagine Dragons, ficou melhor.

Espero que o filme seja bom!
Até a próxima, pessoal!



Um comentário:

  1. Com certeza um dos melhores livros que li,não li Crespusculo e nem pretendo,mas me surpreendi demais com esse livro,ele é demais,quando cheguei no final,não acreditei que tinha terminado,queria mais,com certeza um dos meus favoritos.bjs

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...